sábado, 24 de abril de 2010

Instalação do papercut NG no Linux


Step 1 - Requerimentos do sistema


Antes de iniciar a instação do Papercut o administrador dever perder alguns minutos verificando os requerimentos do sistema.

As impressoras instaladas e hospedadas neste sistema estão expostos na rede ou via CUPS ou Samba?
Os administradores devem assegurar que as filas de impressão estão definidas e funcionando como o esperado antes de tentar instalar PaperCut NG.


Em um ambiente multi-usuário, as impressoras são frequentemente compartilhadas com outros usuários da rede. outras estações de trabalho devem se conectar com essas impressoras como "impressoras de rede". Certifique-se de que as estações de trabalho estão configuradas para imprimir nas filas de impressão compartilhada. Por exemplo, uma estação de trabalho do Windows pode se conectar a uma impressora via samba com o seguinte comando:

\\[samba_server]\[printer]. Outras estações linux e mac vai usar IPP via CUPS

Se as impressoras não estão atualmente instaladas e configuradas, esta tarefa deve ser executada e verificada antes de prosseguir.



Step 2 - Create the host user account and firewall settings

PaperCut NG é executado e instalado em uma conta de usuário não privilegiado chamado "Papercut". O local de instalação do aplicativo é o diretório do usuário papercut é o HOME. Crie uma conta de usuário no sistema chamado papercut.. Isso geralmente é feito por login como root no prompt de comando digitando:

shell> useradd -d /home/papercut papercut

A sintaxe para useradd e groupadd podem diferir um pouco em diferentes versões do Linux. Podem também ser chamadas adduser e addgroup.

O diretório home do usuário (a opção -d) indica o local de instalação. /Home/papercut é o local recomendado. Os administradores podem, no entanto também considerar instalar em locais alternados, dependendo da preferência pessoal. Alternativas podem incluir:

/usr/local/papercut /opt/papercut


Algumas distribuições Linux impõem limites e restringe o uso de recursos em contas de usuário (ulimit). A conta papercut é uma conta especial usado para hospedar um aplicativo e, portanto, deve ser concedido limites de recursos satisfatórios, como a capacidade de abrir muitos arquivos. Os métodos de estabelecimento de níveis ulimit de usuário varia muito de distribuição para distribuição, no entanto, a solução comum é adicionar a seguinte linha no /etc/security/limits.conf:

papercut - nofile 65535


Muitas distribuições Linux têm políticas rígidas de firewall padrão. O PaperCut NG usa as portas TCP 9191 (para HTTP) e as portas 9192 (para HTTPS / SSL) e essas portas devem ser abertas. Tome algum tempo para garantir que essas portas estão abertas. Consulte a documentação da distribuição para obter detalhes sobre como abrir portas de firewall TCP.




Step 3 - Download and installing


Importante, certifique-se de baixar a arquitetura correta para a sua distribuição. i686 é para sistemas operacionais de 32 bits. x64 é para sistemas de 64 bits (também conhecido como x86_64 ou amd64).


O PaperCut NG é fornecido como um arquivo self-installing e de auto-instalação . A instalação é feita sob os direitos de acesso à recém-criada de raiz papercut. Tenha a senha de root ou sudo acessível.

Faça logon como o usuário recém-criado papercut e faça o download depois execute o instalador:


shell> su - papercut
shell> wget [download url from PaperCut Software website]
shell> sh ./pccb-setup-*-linux-*.sh






O processo de instalação levará entre dois e cinco minutos, dependendo da velocidade do sistema. A reinicialização do sistema não é obrigatória, mas os administradores são aconselhados a realizar a instalação em sistemas de produção ao vivo durante os períodos de baixa atividade - por exemplo, não durante as operações de backup ou outras atividades de administração.



Step 4 - Configuration Wizard


Após a instalação, você será solicitado a abrir um navegador da Web no endereço:

http://] nome do servidor [: 9191/admin para concluir a configuração.




Senha do Administrador


Esta é a senha master para a principal conta de administrador incorporada. Esta senha é independente do sistema operacional ou senhas de domínio. Mantenha o conhecimento desta senha segura! Esta tela também define a localização física do sistema. Assegurar a localização e configuração de idioma está correto.









Selecione Módulos

PaperCut NG contém módulos para imprimir e controlar o uso de Internet. Ambos os módulos são opcionais e licenciado separadamente. Selecione os módulos para permitir a este sistema.

NOTA: O módulo de controle da Internet requer uma autenticação do servidor proxy web como o Microsoft ISA Server ou Proxy Squid. Para obter mais informações, consulte o Capítulo 15, Controle Net em detalhe.


Custo de impressão padrão


Este é o padrão de custo por página atribuído à impressora. Esta configuração pode ser alterada em uma base por impressora após a instalação. Escolhendo um custo razoável agora vai ajudar a minimizar a instalação futura. Por exemplo, no E.U.A., um valor de US $ 0,05 seria adequado para muitas impressoras padrão preto e branco.

Usuário sincronização / grupo

O PaperCut NG extrai informações de usuário fora do sistema ou domínio. As opções apresentadas aqui podem variar dependendo do sistema operacional e seu ambiente. Durante a avaliação, a maioria dos sites irá optar por importar todos os usuários do sistema / domínio em PaperCut NG. Uma opção também existe para importar um subconjunto de usuários de um determinado grupo. Esta opção é pertinente quando se sabe que apenas um subconjunto de usuários será sempre apenas o uso das impressoras.






Opções incluem Unix no Linux Standard (PAM, NIS, etc), LDAP, ou Samba.

Selecione Unix Standard, se as contas de usuário são configuradas e definidas sobre o sistema local como contas padrão do Unix ou mapeado para o sistema a partir de um serviço de diretório LDAP central, como via nsswitch.conf e PAM. A maioria das grandes redes estabelecidas usará esta opção.

A opção LDAP é adequado para grandes redes com domínios existentes Open Directory. Isso inclui redes executando Open LDAP e domínios executando o Windows Active Directory. O PaperCut NG fará o melhor para descobrir automaticamente as configurações LDAP, mas algum conhecimento LDAP e / ou Open Directory serão necessárias. Mais informações sobre o LDAP estão disponíveis na seção chamada "Usando LDAP para a sincronização do usuário".

Selecione Samba se o diretório central do usuário é um domínio do Windows. A opção de Samba só está disponível se o Samba está instalado no sistema. A opção Samba é adequado em meio a pequenas redes que operam actualmente num ambiente de domínio do Windows.

A opção de Samba requer informações adicionais, tais como o nome de um servidor de domínio e as credenciais de login para uma conta de nível de administrador. Esta informação é pedida na tela do assistente subseqüentes. Tome cuidado para garantir que esta informação seja completa e correta.

Mais informações sobre a sincronização do usuário / grupo em Linux está disponível no capítulo 22, PaperCut NG em Linux.

Client Settings(Configuração dos clientes)

No PaperCut NG, o foco principal é a que permite aos utilizadores atribuir tarefas de impressão de contas. Como o processo funciona:


Interromper todos os trabalhos que entram as filas de impressão.


Resultados de um pop-up na estação de trabalho do usuário, pedindo-lhes para alocar o trabalho de impressão para uma conta. Isto é feito selecionando a conta de uma lista.


Depois que o usuário tenha respondido ao popup, o trabalho é liberado para a impressora.

Você pode ler mais sobre o processo de selecção conta e contas compartilhadas no Capítulo 8, Shared Accounts.


A opção de popup de seleção de conta está ativado no nível do usuário. Uma vez que a opção está ativada, o usuário deve executar o software cliente. Se o software de cliente não está funcionando, o pop-up não pode exibir, e o trabalho continuará a ser pausadoa na fila de impressão. Esta opção é, portanto, considerados de alto impacto. Você é apresentado com duas estratégias que permitem que você escolher a abordagem de implementação que melhor se adapte às suas necessidades:

Impacto mínimo (teste inicial do usuário único)

Nesta estratégia a popup de seleção de conta é inicialmente habilitado em um único usuário para teste. Você precisa indicar a conta de teste. Talvez você já tenha uma conta de usuário adequado de teste no seu sistema / domínio ou, alternativamente, selecionando a sua própria conta pessoal é uma boa escolha. O nome deve estar no formato usado para fazer logon no domínio/sistema (geralmente a forma curta).

A estratégia de mínimo impacto lhe dará tempo para testar o pop-up com o usuário teste nomeado. Então a opção
Advanced account selection popup pode ser ativada para outros usuários quando for o caso.

Execução Imediata (Enable para todos os usuários)

Esta estratégia permite o popup de seleção conta de todos os usuários. Esta opção é boa para as redes menores, uma vez que minimiza a quantidade de pós-instalação - basta implantar o cliente ! Se esta opção for selecionada, você deve estar em uma posição para instalar o software cliente em desktops de usuários o mais rapidamente possível.

Em caso de dúvida, selecione a estratégia de mínimo impacto. Isso vai garantir o impacto é isolado apenas o usuário testar o nomeado.


Assistente de Conclusão

Após completar a configuração do assistente, você será apresentado com uma tela de status de sincronização do usuário e uma opção de Login. Tire algum tempo para entrar e navegar na interface. Existem muitas opções e agora é uma boa hora para dar uma olhada em algumas das principais áreas de aplicação. Tire algum tempo para explorar!




Passo 5 - Configuração da Impressora

Ao contrário do Windows e Mac com ambientes únicos de sistema de impressão, o Linux é um ambiente mais complexo com uma escolha de implementações de sistemas de impressão. Nesta fase mude algumas configurações manuais da impressora se necessário. Por favor, consulte a seção chamada "fila de impressão Linux Integration" e siga os passos para a integração com as filas de impressão em seu ambiente antes de retornar a esta seção e na sequência para a próxima etapa.

Impressoras hospedado numa máquina diferente do servidor exigirão medidas adicionais de instalação e deverçao ser configurado como servidores
"secundárias". Por favor, consulte o Capítulo 14, Configuração de Servidores de Impressão Secundário e impressoras conectadas localmente para obter mais detalhes.




Step 6 - Sharing Client Software (Software de compartilhamento - cliente)

O software cliente PaperCut está localizado no diretório:

[caminho app]/client.

Pode ser útil compartilhar esse diretório na rede para que estações de trabalho possam acessar/instalar o aplicativo cliente. Métodos comuns de compartilhar incluem:


Samba - usado para compartilhar arquivos com estações de trabalho Windows. Mac OS X Server ferramentas como o Gerenciador de grupo derabalho ou outras ferramentas de terceiro partido como o SharePoint pode ajudar com o compartilhamento do diretório do cliente através do Samba. ferramentas similares GUI existe em Linux.

administradores de sistemas avançados podem compartilhar esse diretório editando manualmente o arquivo:

/etc/smb.conf.

A seguinte configuração irá compartilhar o diretório em formato somente leitura:




[pcclient]
path = /home/papercut/client
comment = PaperCut Client
public = yes
only guest = yes
read only = yes


NFS - um método popular usado para partilha de estações de trabalho Linux / Unix.





Step 7 - Testing (testando)

Agora é hora de testar o sistema e o cliente popup:

1. Entrar na interface de administração após a conclusão do assistente de configuração.
2. Na seção Usuários, localize e clique na sua conta de usuário de teste.
3. Certifique-se que o usuário tem a opção Imprimir e a seleção conta está configurada para mostrar o popup de seleção avançado conta.







Agora precisamos conectar a uma estação de trabalho, inicie o cliente e a impressão de teste. A seguir as instruções para o teste é realizado a partir de um sistema de desktop Windows. Para outras plataformas, por favor consultar o processo de implantação do cliente, conforme explicado na seção chamada "User Client".

1.Entrar em uma estação de trabalho e abra o Windows Explorer (explorador de arquivos). Na barra de endereços digite:

\ \ Server_name [] \ PCClient

O explorador de arquivo de conexão para o compartilhamento no servidor que contém o software cliente.


2. Navegue para o diretório acima e dê um duplo clique sobre o client.exe-pc. O cliente deve iniciar e um ícone deve aparecer na barra de tarefas.

3. Imprimir um documento de teste como uma página web ou um documento de base.
4. A janela popup cliente deve aparecer. Selecione Minha conta pessoal.
5. Voltar no PaperCut a interface de administração do servidor PaperCutk, navegue até a impressão → Impressoras guia Log.
6. Seu trabalho de impressão deve agora ser listados no registo.
7. Sua conta de usuário pessoal também deve ser cobrado um valor apropriado.






Step 8 - Deployment (Distribuição)

Agora que o sistema está testado e funcionando, é hora de implementar o software cliente e habilitar o popup de seleção de conta para a sua utilização. É importante implantar o software cliente antes de ativar o popup, caso contrário, as impressão dos usuários serão interrompidas/pausas.


Implantar o software de cliente

Como discutido anteriormente no capítulo do cliente pode ser executado diretamente de um compartilhamento de rede (que é automaticamente configurado no Windows). Há também a opção de instalação do software localmente em cada estação de trabalho, contudo este é geralmente recomendado porque faz com que o processo de actualização do software de cliente mais complicado.

opções de implantação de clientes e instrução são discutidos em detalhe na seção chamada "User Client Deployment". Siga as instruções para implantar o software cliente, e depois habilitar o popup como descrito abaixo.
Ativar o popup cliente avançado para todos os usuários

Uma vez que o software cliente é implantada em estações de trabalho do usuário, o cliente avançado popup deve estar habilitado para todos os usuários dentro PaperCut NG. O popup pode ser habilitado em um usuário em um tempo ou pode ser atualizado para todos os usuários em massa. A página de detalhes do usuário pode ser usada para permitir a pop-up para um único usuário. Para habilitar o pop-up para todos os usuários em massa:

1. Entre na interface de administração.
2. Na seção Usuários, selecione as ações do usuário em massa ... ação da esquerda.
3. Selecione o grupo a permitir o pop-up para. Para permitir a todos os usuários selecionar [Todos os usuários do grupo].
4. Na selecção conta Change seção de configuração, ative a opção Alterar a seleção conta.
5. Selecione o mapa o avançado conta opção popup de seleção da lista.
6. Se você não quiser permitir que os usuários carreguem impressão para sua conta pessoal, em seguida, desativar o Permitir ao usuário carregar a sua opção conta pessoal.
7. Pressione o botão OK e confirme a operação. Depois de concluído, todos os usuários terão a conta popup ativado.

Uma vez que o pop-up foi ativado em todos os usuários alguns testes devem ser realizados a partir de desktops dos usuários. Para testar, faça o login na estação de trabalho do usuário, realize uma impressão, e verificar que o pop-up aparece e conta o trabalho é registrado aparece conforme o esperado.



Um comentário:

Droptux disse...

Gian, muito legal o post. Uma dúvida trabalho com PaperCut a pouco tempo e recentemente estou com um problema a respeito da intalação do client. O utilizador(usuário), manda a impressão que passa pelo cups e em seguida ele é passado para o server do windows que esta rodando o papercut. Para depois mandar para a impressora em questão. Beleza funcionando tranquilo, mas agora o cliente quer que os usuários fora do dominio dele sejam tambem contabilizados pelo PaperCut. Ai entra a questão de fazer a autenticação na hora de imprimir. Que na verdade o cups que manda os trabalhos para a fila de impressão do papercut. Você já passou por alguma cituação parecida. Se puder me ajudar ou algum material que eu possa pesquisar agradeço