quarta-feira, 5 de maio de 2010

Protocolo LPD - LPR

Line Printer Daemon protocol/Line Printer Remote protocol (LPD, LPR) é um protocolo da rede para envio de trabalhos de impressão a uma impressora remota. A aplicação original do LPD estava no sistema de impressão da Berkeley no sistema operacional BSD UNIX; o projeto LPRng também suporta este protocolo. O Common Unix Printing System (ou CUPS), que é mais comum em distribuições modernas Linux, suporta LPD, bem como a Internet Printing Protocol (IPP).

Um servidor para o protocolo LPD "escuta" solicitações na porta TCP 515. A solicitação começa com um byte contendo o código de pedido, seguidas de argumentos para o pedido, e é terminada por um caractere LF ASCII.

Uma impressora LPD é identificado pelo endereço IP da máquina servidor e o nome da fila na máquina. Muitos nomes de filas diferentes podem existir em um servidor LPD, com cada fila tendo configurações distintas. Note-se que o nome da fila LPD é case sensitive. Algumas implementações modernas de LPD em impressoras de rede podem ignorar o case ou nome da fila completamente e enviar todos os trabalhos para a mesma impressora. Outros têm a opção de criar automaticamente uma nova fila de impressão quando um trabalho com um novo nome de fila é recebido. Isso ajuda a simplificar a configuração do servidor LPD. Algumas empresas tem uma tradição de chamar o nome da fila "lpt1" ou "LPT1".

A impressora que suporta LPD / LPR é muitas vezes referida como uma "impressora TCP / IP (TCP / IP é usado para estabelecer conexões entre clientes e impressoras em uma rede), embora esse termo é igualmente aplicável a uma impressora que suporta o Internet Printing Protocol.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia,

Este protocolo é exclusivo para domínios diferentes ou pode ser usado no mesmo domínio.
Obrigado