sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Métodos de impressão

Quais são os métos de impressão mais conhecidos, disponíveis no mercado?






1 - Matricial
Uma impressora Matricial ou como também são conhecidas- impressora de impacto, contam com um mecânismo parecido com máquinas de escrever antigas. A imagem é revelada no papel (Formulário contínuo normalmente), quando a cabeça de impressão bate sobre a fita com as agulhas ( 9 a 48 agulhas) "prensando" essa fita entre as agulhas e o papel. Como resultado desse processo, a tinta se desprente da fita e passa para o papel. A vantagem desse tipo de impressora é o custo muito baixo com suprimento e hardware. O grande problema reside na falta de qualidade de impressão, pois os pontos na imagem ficam enormes em comparação com um impressora de outro tipo.











Impressora Matricial FX 2190 - Epson












2- Jato de tinta


O cartuho está carregado de tinta, quando a cabeça de impressão recebe um sinal da placa Main a tinta ali contida é "espirrada" contra o papel através de um mecânismo que se aquece en torno do fusro de onde a tinta é expelida. Em uma cabeça de impressão existem vários micro-furos de onde a tinta é expelida.









Exemplos:


Impressora Jato de Tinta iP4600 - Canon
Impressora Jato de Tinta Z705 - Lexmark
Impressora Jato de Tinta Stylus T33 - Epson
Multifuncional Jato de Tinta Deskjet F4280 - HP












3- Laser


Utiliza toner para gerar a imagem. A imagem que em um primeiro momento estava revelado no cilindro fotocondutor, é trasferida para a folha de papel através de um processo életrico/mecânico. Quando a impressorá é monocromática, exite apenas um cilindro fotocondutor. Nas impressoras coloridas, existe uma unidade de cilindro, 01 unidade de toner, 01 unidade laser para cada cor.

















Exemplos:


Impressora Laserjet P1005 - HP


Impressora HL5250DN - Brother





4- Cera

Bastões de cera não tóxicos são derretido na cabeça de impressão e passados para o papel. No caso quatro bastões nas cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto (CMYK). A vantagem desse tipo de impressora é a alta fidelidade e qualidade da impressão. O ponto negativo fica por conta da necessidade de um tempo muito mair de aquecimento, necessário para que alguns equipamentos fiquem em estado de pronta para imprimir e a velocidade de impressão também considerado, lenta.















Exemplos:



Impressora Phaser 8560 - Xerox



Impressora Phaser 8860 - Xerox





5-Tinta (Duplicadores)



Um master é gerado ao iniciar um trabalho ele fica enrrolado em um cilindro metálico. Esse master recebe periodicamente um "Banho" de tinta, essa tinta ven de dentro do cilindro. O papel encosta no master e a imagem é assim transferida para o papel.




Exemplos:




Duplicador Mz790 - Riso







6-Papel térmico
Um papel especial, que altera a tonalidade de branco para cinza escuro quando exposto á determinadas temperaturas, é a base desse tipo de impressora. Como exemplo temos as impressoras portáteis Brother.






Exemplos:


Impressora MW-140BT - Brother






Nenhum comentário: